CARACTERIZAÇÃO DA AREIA PROVENIENTE DO RIO CARANGOLA, EM PORCIÚNCULA-RJ, PARA AVALIAÇÃO DO SEU POTENCIAL DE USO COMO AGREGADO MÍUDO.

  • Gabriel Pereira Gonçaves Ademir Gonçalves
  • Priscila Oliveira Folly
  • Ana Paula Roem Simoni
  • Viviane Rosestolato Daruich Tannus
  • Fernanda Rangel de Azevedo Paula

Resumo

Com o crescimento da construção civil em Porciúncula-RJ, há um aumento do custo da mão de obra, e a alta concorrência entre os polos de extração do agregado miúdo, sendo assim esse fator, faz com que ocorra uma queda na qualidade final do produto, onde surgem patologias indesejáveis devido à presença de materiais deletérios na areia, como torrões de argila e impurezas orgânicas. Assim, este trabalho buscou pesquisar sobre o agregado miúdo (areia), visando aos tipos de extração em Porciúncula-RJ no Rio Carangola, sejam eles por bomba e/ou manual, e, verificou-se a qualidade desta areia para a utilização na construção civil. O material particulado estudado foi qualificado através dos ensaios de caracterização física, morfológica e mecânica, como por exemplo: massa específica, massa unitária, determinação da composição granulométrica, finura, teor de agregado máximo e a análise da presença de substâncias nocivas, entre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-11-12
Como Citar
GonçavesG., FollyP., SimoniA. P., TannusV., & PaulaF. (2021). CARACTERIZAÇÃO DA AREIA PROVENIENTE DO RIO CARANGOLA, EM PORCIÚNCULA-RJ, PARA AVALIAÇÃO DO SEU POTENCIAL DE USO COMO AGREGADO MÍUDO. Revista Interdisciplinar Pensamento Científico, 6(3). Recuperado de http://reinpeconline.com.br/index.php/reinpec/article/view/563
Seção
Articles