A UTILIZAÇÃO DO BRINCAR NA FONOTERAPIA DE LINGUAGEM INFANTIL - UMA REVISÃO BIBLIOMÉTRICA

  • Náthaly Silva Nunes Uniredentor
  • Clecia Cristina Da Silva Souza Uniredentor

Resumo

Objetivo: verificar o brincar quando utilizado na fonoterapia de linguagem infantil no período de 2000 a 2020. Método: se refere à uma revisão de literatura com abordagem bibliométrica. Realizou-se uma busca de referencial teórico no banco de dados eletrônicos Google Acadêmico, utilizando a combinação de palavras-chave como “brincar”, “linguagem infantil”, “terapia” e “fonoaudiologia”. Posteriormente, aplicou-se os critérios de inclusão. Realizou-se a análise dos resultados obtidos de forma descritiva, identificando e relacionando os aspectos apontados sobre a utilização do brincar na fonoterapia de linguagem infantil. Resultados: Foram encontrados 107.330 artigos na base de dados pesquisada, Google acadêmico. Aplicou-se os critérios de inclusão e exclusão e foram selecionados 55 para leitura dos resumos, dos mesmos, 45 foram excluídos por não cumprirem os critérios necessários para a pesquisa, apenas 9 foram utilizados para uma leitura detalhada. A maior parte das pesquisas encontradas citam e evidenciam a importância do brincar para o desenvolvimento da linguagem infantil e a utilização do brincar na fonoterapia de linguagem infantil. Conclusão: Mediante os resultados obtidos, pode-se concluir que a utilização do brincar na fonoterapia de linguagem infantil é imprescindível, pois fornece vínculos significativos entre terapeuta e cliente, proporcionando um clima descontraído, de confiança, onde a criança se sente bem recebida e mais disposta a participar da terapia.

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Publicado
2021-11-12
Como Citar
NunesN., & Da Silva SouzaC. (2021). A UTILIZAÇÃO DO BRINCAR NA FONOTERAPIA DE LINGUAGEM INFANTIL - UMA REVISÃO BIBLIOMÉTRICA. Revista Interdisciplinar Pensamento Científico, 6(3). Recuperado de http://reinpeconline.com.br/index.php/reinpec/article/view/671
Seção
Articles