A EXPERIÊNCIA DOS ESTUDANTES DE MEDICINA NA DISCIPLINA DE SEMIOLOGIA MÉDICA DE UM CENTRO UNIVERSITÁRIO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

  • Victória de Almeida Carrara UniRedentor
  • Ana Carolina da Costa Reis
  • Ana Maria Vitarelli de Castro Emery Santos

Resumo

Com o objetivo de caracterizar o ensino da Semiologia Médica em um Centro Universitário no Estado do Rio de Janeiro, explicitamos as particularidades da disciplina e as características que fazem com que este método de ensino seja mais interessante aos alunos do curso de graduação em Medicina. Foi observada alguma semelhança entre os objetivos e conteúdos de Semiologia das diferentes escolas de Medicina, apesar de existir diversificação na denominação, inserção curricular e carga horária. As estratégias de ensino-aprendizagem, os recursos didáticos e a avaliação também mostraram especificidade segundo a instituição. A divisão da disciplina em especialidades na Semiotécnica foi considerada uma das principais características diferenciais, assim como a extensa carga horária prática nos cenários de aprendizagem. Contudo, vem se observando uma satisfação calorosa dos pacientes que foram atendidos e uma relativa contribuição para o sistema de saúde do município.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-11-12
Como Citar
CarraraV., ReisA. C., & Vitarelli de Castro Emery SantosA. (2021). A EXPERIÊNCIA DOS ESTUDANTES DE MEDICINA NA DISCIPLINA DE SEMIOLOGIA MÉDICA DE UM CENTRO UNIVERSITÁRIO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Revista Interdisciplinar Pensamento Científico, 6(3). Recuperado de http://reinpeconline.com.br/index.php/reinpec/article/view/747
Seção
Articles