PEDAGOGIA DA AUTONOMIA E METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR

  • Ludmyla Silveira Centro Universitário Redentor
Palavras-chave: metodologias ativas; ensino superior; pedagogia da autonomia, active methodologies; University education; autonomy pedagogy.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo abordar as metodologias ativas tendo em vista o processo de ensino-aprendizado que garanta uma visão crítica de jovens e adultos inseridos no Ensino Superior. Observou-se, diante da revisão bibliográfica aqui realizada que versam sobre as metodologias ativas, propostas que privilegiam um processo de ensino-aprendizado a partir da pedagogia da autonomia discutida por Paulo Feire. Essa forma de articular essa perspectiva da autonomia nas metodologias ativas mostra-se promissora por agregar um caráter mais dinâmico, criativo e sentimento de autogoverno sobre seu processo de construção do saber. Desta forma, o levantamento bibliográfico discutido ao longo do texto articula essas formas de metodologias como um diálogo promissor ao repensar as metodologias tradicionais de ensino-aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-10-31
Como Citar
SilveiraL. (2021). PEDAGOGIA DA AUTONOMIA E METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR. Revista Interdisciplinar Pensamento Científico, 6(3). Recuperado de http://reinpeconline.com.br/index.php/reinpec/article/view/757
Seção
Articles